Dr. Anderson Nascimento – Um top executivo na área da saúde
Dr. Anderson Nascimento, considerado um dos maiores nomes entre os executivos na área da saúde, é também faixa preta e campeão mundial de Jiu Jitsu.
Nesta reportagem, contaremos a história desse executivo de saúde, mineiro de Juiz de Fora, que assumiu um desafio de comandar a rede hospitalar nacional da HAPVIDA, uma das principais operadoras de saúde do país.
A história começa em Juiz de Fora, na Universidade Federal de Juiz de Fora, turma de 1992. Depois de formado, mudou-se para São Paulo onde especializou-se em Cirurgia Cardíaca e Terapia intensiva.
Nos últimos 14 anos, Anderson trabalhou na PREVENT SÊNIOR, onde com trabalho árduo, assumiu a Superintendência dessa renomada rede hospitalar.
Criou vários projetos, porém marcou sua carreira com a criação do Projeto Guardião (Guardian System) como foi apresentado por ele nas Universidades de Harvard e Oxford.
Durante toda a sua carreira como executivo, direcionou esforços, conduziu projetos que sempre garantiram a melhora contínua da saúde e da experiência do cliente, mantendo a performance, e de forma clara melhorando os custos da operação e a cara da empresa que trabalhava. Uma carreira consolidada numa única empresa o que parecia um casamento que duraria para sempre.
Porém, no final do mês de julho, num movimento imprevisível, a rede nordestina HAPVIDA em conjunto com a Michael Page, arrebanharam o Dr. Anderson Nascimento para o seu grupo de executivos.
Num breve contato telefônico com o executivo, que se esquivou de falar em valores, obtivemos a seguinte resposta:
Recebi um convite do Presidente da empresa que dizia o seguinte: “Tem 4 milhões de pessoas esperando que você faça por eles o que já sabemos que você sabe fazer. Nós queremos você no nosso time. Trazer você agora é a missão do Alain (VPO) e o grande arquiteto da jogada”.
Quando você recebe a responsabilidade e a oportunidade de ajudar as pessoas, com aquilo que você sabe fazer de melhor, fica difícil não entender que está na hora de deixar algo de bom para as futuras gerações e ajudar as pessoas que estão ajudando a construir nosso país.
Digo isto porque o público alvo da empresa, são planos corporativos de baixo visito que atendem a região Norte e Nordeste do país.
O produto oferecido pela empresa garante acesso à saúde a pessoas que mais precisam e atualmente estariam sem opção se não fosse a HAPVIDA.
Quando perguntamos sobre os desafios de conquistar o resto do país, o executivo respondeu:
O produto é vencedor e certamente se encaixa em qualquer região, afinal, planos de saúde já são e estão em terceiro lugar entre as coisas mais desejadas pelos Brasileiros.
A HAPVIDA é uma empresa vencedora, que certamente se tornará a maior do país em pouco tempo, e eu me junto a eles para garantir que isto aconteça e com um produto que vai ser melhor a cada dia.
Ao perguntarmos o que o incentivou, ele nos respondeu que foi a missão de fazer o que mais gosta e entregar isto nas regiões mais carentes do país.
Melhorar a experiência do cliente, a performance da financeira, e acesso à saúde suplementar com preço justo.
Quanto ao modelo de negócio, tivemos a seguinte resposta:
Vou plagiar Tim Brown!!!
Este é o modelo de negócios, uma saúde suplementar sem desperdícios, porém com uma forte gestão dos processos que garantam o mínimo desperdício, mais velocidade e um produto que atenda às expectativas dos clientes.
Estudos recentes mostram claramente que a população está disposta a se adaptar a novos modelos de saúde (como os planos verticalizados) se puderem pagar um pouco menos.
Este é o grande desafio do nosso ilustre entrevistado.
Boa sorte !!!